hands texting with mobile phones in cafe

8 motivos para sua empresa desenvolver um aplicativo

A aquisição de smartphones só cresce ano após ano entre a população e por esse motivo os aplicativos para empresas se tornaram uma peça fundamental e talvez indispensável para o sucesso no mercado competitivo.

Se antes os aplicativos tinham o intuito de entreter, agora eles também ganharam inúmeras outras funções, principalmente para os negócios.

Se você sempre achou que os recursos extraídos por aplicativos eram restritos apenas a grandes empresas do mundo tecnológico, enganou-se. É possível também criar apps para organizações de diversos portes e segmentos e aumentar sua base de negócios. 

Confira 8 motivos vantajosos para incluir um aplicativo no planejamento da sua empresa para 2021.

 

1 – O Boom de acessos por Dispositivos Móveis

 

O estudo “2020 State of Digital Report” monitorou a rede global de computadores e dispositivos móveis entre janeiro de 2017 e dezembro 2019. A análise apontou que no ano de 2019, os dispositivos móveis foram responsáveis por 116 bilhões de visualizações, contra 107 bilhões registradas em computadores, um salto de 18% na comparação com 2018.

Aqui estão as principais estatísticas e tendências para o esse início de 2021:

População: a população mundial esta estimada em 7,83 bilhões já no início deste início de 2021. As Nações Unidas relatam que esse número está crescendo 1% ao ano, o que significa que o total global aumentou em mais de 80 milhões de pessoas desde o início de 2020 .

Celular: 5,22 bilhões de pessoas usam um telefone celular hoje, o que equivale a 66,6% da população total do mundo. Os usuários móveis únicos cresceram 1,8 por cento ( 93 milhões ) desde janeiro de 2020, enquanto o número total de conexões móveis aumentou 72 milhões ( 0,9 por cento ) para atingir um total de 8,02 bilhões no início de 2021.

Internet: 4,66 bilhões de pessoas estão utilizando a Internet desde o início do ano de 2021, um aumento de 316 milhões ( 7,3% ) desde então no ano passado. A penetração global da Internet agora é de 59,5% .

Mídia social: existem agora 4,20 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo. Esse número cresceu 490 milhões nos últimos 12 meses, gerando um crescimento ano a ano de mais de 13% . O número de usuários de mídia social é agora equivalente a mais de 53% da população total do mundo.

 

2 – A importância de ter um aplicativo

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Um aplicativo pode dar ao seu negócio uma presença constante nos dispositivos dos seus clientes, oferecendo-lhes informações rápidas e diretas ao ponto no alcance dos dedos.
É importante entender que um aplicativo não é o mesmo que a versão mobile ou responsiva de um site e que muitos recursos únicos do aplicativo podem ser bem mais aproveitados do que na versão web.

Alguns recursos interessantes em um aplicativo:

  • Fidelização, proporcionando recompensas aos clientes que interagem com a empresa através do aplicativo;
  • Links para redes sociais direcionando os clientes para outras plataformas associadas a empresa;
  • Notificações, como por exemplo “Push Notification”, que permite informar seus usuários sobre notícias, atualizações, ofertas etc.

 

3 – Informações sobre seu público

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As informações de comportamento do seu cliente no aplicativo, são muito valiosas. Elas que irão dizer os rumos do negócio. 

Aqui vão alguns exemplos de informações que podem ser coletadas do seu público. Claro, que com o consentimento dele:

  • Informações como faixa etária e localização geográfica de seus clientes;
  • De qual assunto seu público mais se interessada da sua empresa;
  • Onde ocorrerem mais vendas;
  • Quais os tipos de público que são mais ativos no seu aplicativo;
  • Comunicar-se de forma mais efetiva, imediata e direta com seus clientes;
  • Realizar pesquisas de satisfação;
  • Entre tantos outros recursos possíveis.

Atenção para as novas regras de coletas de dados pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Para proteger o consumidor online, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entrou em ação em todo o território nacional a partir de 2020.

O consentimento é uma das bases para a coleta dos dados pessoais e deverá ser acompanhado de informações suficientes para que se tenha o claro entendimento sobre o que será feito com os dados coletados. Para saber mais Acesse o Guia de Boas Práticas – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

4 – Fazer uma ponte de relação com os clientes

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Ter um relacionamento mais próximo entre a empresa e o cliente, incluí benefícios para os consumidores.

Quanto mais facilidades você oferecer aos clientes, mais satisfeitos eles ficarão.

Quando alguém decide baixar o aplicativo da sua empresa, é porque ele busca ter algum benefício em troca, seja em um serviço exclusivo para essa plataforma, um bônus, premiações ou facilidades que ele não teria apenas visitando o site ou fisicamente seu comércio. A partir daí fica muito mais fácil construir um relacionamento de longo prazo com esse cliente. 

Aqui vão alguns exemplos de benefícios que podem sua empresa pode oferecer ao cliente:

  • Acesso a uma execução de serviço aprovada para acompanhamento. Como por exemplo em uma oficina em que você deixa o carro acompanha pelo App a etapa em que o mecânico está trabalhando;
  • Premiação por troca de pontos na compra de produtos;
  • Informações em primeira de algum lançamento;
  • etc.

5 – Reter seus clientes 

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Atender e Entender o seu cliente é muito necessário para retenção da audiência.

O Brasileiro fica em média cerca de três horas e meia por dia nas redes sociais. São dados apresentados pela pesquisa da Global Digital Overview 2020, feita pelo site We Are Social em parceria com o Hootsuite.

Então, porque não aproveitar esse tempo em que o usuário fica ligado no celular para reter sua audiência no aplicativo da sua empresa?

Se o aplicativo da sua empresa tiver funcionalidades interessantes que retenham a atenção do seu público, com certeza ele poderá ser acessado algumas ou várias vezes ao dia pelo usuário. Sendo assim fonte de riqueza de informações e coleta de dados para inteligência do seu negócio.

 

 6 – Fortalecer sua marca

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Através da personalização de um aplicativo, sua empresa poderá transmitir o tipo de serviço ou imagem que ela quer passar para os clientes.

Ao acessar o app, o usuário vai identificar em primeira mão, os valores e conceitos da organização. Os aplicativos ajudam a criar um elo entre o cliente e a empresa, criando praticamente uma comunidade de clientes que se engajam com a marca, indicando para mais clientes.

Essa estratégia de fortalecimento da marca, não se restringe a grande empresas, qualquer pessoa ou empresa independentemente do porte, consegue aumentar a exposição da marca e engajar um público mais específico. 

7 – Aumento nas vendas 

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Os aplicativos oferecem um potencial de engajamento enorme para alavancar as vendas do portfólio de produtos e serviços em geral e ainda melhoram a experiência de compra dos consumidores. 

É fato que a pandemia e o isolamento social impulsionaram o comércio eletrônico mundial. De acordo com dados da última edição (42ª) do relatório Webshoppers, elaborado pela Ebit/Nielsen, no Brasil compras online cresceram 47% no primeiro semestre de 2020, em comparação ao mesmo período do ano anterior, faturando R$ 38,8 bilhões. O salto no número de pedidos realizados por 41 milhões de usuários foi de 39% (90,8 milhões) – e, deste total, 7,3 milhões compraram pela internet pela primeira vez. Segundo o levantamento, é a maior alta em 20 anos.

O objetivo dos aplicativos não é a substituição dos canais tradicionais de venda, mas sim utilização potencial em conjunto de engajamento. 

  • Um aplicativo pode promover categorias de produtos que vendem pouco nas lojas, mas possuem boa saída pelo canal mobile;
  • Promoções específicas para compras por meio do app, oferecendo preços diferenciados, descontos, na medida que o custo de venda em canais digitais comprova-se menor que o custo de venda de lojas físicas;
  • Um canal mobile pode expandir do dia para a noite a base de potenciais consumidores. Uma rede varejista regional consegue expandir seu alcance para níveis nacionais e até internacionais;
  • Se uma empresa identifica que o canal mobile gera um tícket e recorrência maiores, poderá como estratégia aumentar seu foco de investimentos de marketing e produto nesse canal e melhorar seus indicadores de faturamento.

 

8 – Atenção para o planejamento 

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Para entrar de vez nesse mundo mobile e ter resultado, é preciso ter um planejamento estratégico. Estabelecer metas e objetivos bem definidos.

Independentemente do seu segmento, existem muitas formas de aumentar os lucros do seu negócio com a utilização de um app.

Analise detalhadamente as possibilidades de relação do seu produto/serviço com o mercado antes de desenvolver o seu aplicativo. Entenda o seu público alvo, suas necessidades e o objetivo principal por trás do desenvolvimento do seu aplicativo. Esse levantamento e planejamento deve ser bem elaborado, porque ele representa a diferença entre o sucesso e o fracasso dessa plataforma.

Mas, é muito importante oferecer uma boa usabilidade, que seja segura e agradável. Contratar uma empresa de desenvolvimento confiável que forneça uma plataforma e um serviço de qualidade é essencial nessa parceria de negócios.

Quer saber um pouco mais de como desenvolver um aplicativo para o seu negócio?
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