Depositphotos_150869234_l-2015-1

A importância da identidade visual para a marca

Identidade visual é a combinação de elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço. As cores, tipografias, formatos e até frases, como o slogan, possuem o papel de transmitir e gravar na mente do público, de forma rápida e objetiva, qual é a sua identidade visual e sua missão.

Para funcionar adequadamente, uma marca precisa desenvolver sua própria identidade, baseada em um design único e gráficos bem definidos.

Consiste em um nome, logotipo, fonte, cor e estilo próprio, a identidade visual é a essência da história de uma empresa e dos valores que ela deseja transmitir. É imprescindível para a inserção da marca tanto nas mídias impressas quanto nas digitais, além de ser um dos pilares de sustentação da estratégia de comunicação.

O principal elemento da identidade visual é o logo.

Ele permite que uma marca seja prontamente reconhecida e lembrada. A criação profissional de um logo deve ser levada em consideração, devido a sua grande importância como estratégia coorporativa.

Designer e Especialistas em comunicação identificam suas necessidades, gostos e personalidade a fim de transformar estes elementos na construção de uma marca que agrega valor.

Optar por um design que seja simplesmente bonito, ao invés de uma imagem que realmente capture a essência da sua empresa é o que diferencia uma organização comum de um líder de mercado.

O conceito é simples, mas colocá-lo em ação requer uma análise detalhada e certeira que indique o que você realmente quer expor aos seus clientes à primeira vista.

É interessante adotar padrões gráficos, que são indispensáveis para que a marca preserve sua individualidade. Ser reconhecível, simples e clara, ou seja, não deve conter elementos que atrapalhem ou confundam seu público-alvo.

Desta forma, você confere personalidade no seu negócio e diferencia-se das marcas concorrentes.

Quais são os benefícios para a marca?

Atualmente, as empresas já não constroem boas reputações unicamente devido à qualidade de seus produtos e serviços. A imagem que transmitem também é vista como uma medida de seu sucesso.

Boas práticas na criação da identidade visual traz inúmeros benefícios:

  • Reconhecimento: à medida que a identidade visual de sua marca estiver sendo divulgada ao longo do tempo, ela será cada vez mais reconhecida.

  • Posicionamento: símbolos, valores, cultura, projetos ― tudo contribuirá para incentivar e promover futuras progressões dentro de seu negócio.

  • Vínculo: do ponto de vista dos clientes, uma identidade forte gera sensação de pertencimento e confiabilidade.

  • Permanência: controlar sua identidade visual permitirá que você responda rápida e eficazmente às mudanças no ambiente de negócios, garantindo, assim, sua permanência no mercado mesmo em tempos difíceis.

  • Rentabilidade: uma identidade visual bem projetada poderá lhe poupar muito dinheiro! Não haverá necessidade de reinventar gráficos constantemente se você tiver uma marca bem estabelecida e sólida.

A identidade visual é uma parte essencial da empresa. Sendo clara e bem desenvolvida, ajuda a marca a crescer cada vez mais, colhendo todos esses benefícios. É um item crucial e estratégico que deve estar alinhado em todas as áreas da organização.

A Pazo Digital, estamos preparados para lhe atender da melhor maneira possível e esclarecer as suas dúvidas qaunto a serviço de identidade visual.

Comments are closed.